sábado, 26 de junho de 2010

Entre a prosperidade e a violência

Após a construção do Shopping Uberaba e dos supermercados Wal Mart e Carrefour, o bairro Santa Maria passou a ser um dos mais prósperos e 
valorizados da cidade. Essa valorização divide espaço com a violência crescente na região, onde é grande o número de assaltos e bocas-de-fumo. A rua Goiás é uma das artérias comerciais do bairro. Quase toda a sua extensão é margeada por lojas, mercados, farmácias e locadoras de vídeo. Na avenida Santos Dumont há hospitais, clínicas de estética, clínica veterinária, postos de gasolina e igreja. 

Na opinião do analista de marketing Ulisses Reis, 30 anos, o Santa Maria é um excelente bairro. “Aqui tem tudo que eu preciso. Não tenho que ir ao centro pra nada. No meu bairro existem dois grandes supermercados, Wal Mart e Carrefour. O Shopping está aqui do lado. Se não morasse aqui, com toda certeza daria um jeito de comprar uma casa no Santa Maria”, diz Ulisses. 
Ulisses reclamou apenas do grande número de buracos no bairro. “É só chover que aparece buraco pra todo lado. O asfalto aqui é muito antigo. Eles fazem só uma maquiagem com aquela operação tapa-buracos”, diz. 
Mas nem todos expressam satisfação, como Ulisses, de morar no Santa Maria. Segundo informações dos moradores, o Santa Maria é um dos bairros com mais bocas-de-fumo em Uberaba. 
Comerciantes do Santa Maria são muito reticentes em falar sobre violência no local. Não é difícil encontrar relatos sobre assaltos a supermercados, locadoras ou farmácias.A violência e acidentes de trânsito também estão presentes nas queixas dos trabalhadores. Mas os lojistas do bairro preferem não divulgar os seus nomes, optando pelo anonimato. Muitos temem represálias dos marginais. 
Um morador ressaltou que é preciso aumentar o número de policiais patrulhando o bairro. “Aqui só transitam três e a pé. O pessoal os chama de ‘coxinha’ porque eles só ficam parados em frente a padaria e lanchonete”, diz o denunciante. 

A Polícia Militar contesta as informações dos moradores. De acordo com o tenente Márcio José Cândido, o bairro Santa Maria não está entre os mais violentos de Uberaba. “Não dá para comparar com o que está acontecendo no Gameleira, Abadia e no Parque das Américas. Lá sim tem muita boca-de-fumo e usuários de drogas”, explica.
Conforme o tenente Cândido, a incidência de assaltos também não é grande no Santa Maria. “A polícia tem feito muitas operações para reprimir a criminalidade no bairro. Temos uma viatura 24h e policiais em bicicletas fazendo rondas. A Rotam também tem dado apoio”, afirma Cândido.
De acordo com o tenente há traficantes no bairro, mas estes costumam vender a droga para estudantes. “Os estudantes do Universitário e do Santa Maria não vão até a boca comprar. Eles pedem a droga por telefone. Para combater isso precisamos do apoio da sociedade. Para direcionar as nossas ações precisamos de informações sobre os traficantes. Tudo pode ser feito anonimamente. Basta ligar para o telefone 3313 8542”, pede o tenente Cândido.

0 comentários:

Postar um comentário